Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

LUCIANO QUEIROZ - Uma aula de MPB


Você já olhou para uma pessoa e disse: esse aí tem cara de advogado ou esse só pode ser médico ou dentista? Já notaram que determinadas profissões se encaixam perfeitamente no perfil de quem as exerce? Isso é natural, uma vez que os estereótipos são criados de acordo com o que é mais habitual. Por exemplo: advogado – terno e gravata, médico – roupa e sapatos brancos.
Na música, considerando seus diversos gêneros, poderíamos dizer que roqueiro é aquele que usa brinco, tem tatuagem e cabelos grandes, enquanto que o sambista usa chapéu panamá, correntes e pulseira de ouro. É o trivial.
Ocorre que na música, assim como nas demais profissões, essa regra muitas vezes não funciona.
Eu mesmo já cansei de escutar das pessoas: “você não tem cara de músico”, ou então, “você toca samba? Não diria nunca!”
Com Luciano Queiroz acredito que aconteça o mesmo. Digo isso porque quando comecei a prestigiar seu trabalho, ainda sem o conhecer pessoalmente, por várias vezes me referi a ele como “aquele que tem cara de professor de física”. Se cruzasse com ele na rua jamais imaginaria que se tratasse de um músico tão talentoso. Cearamirinence de voz afinada e violão ritmado com belos acordes. Tudo feito com muito zelo, desde a escolha de seu repertório até a precisão de sua harmonia cheia de dissonância que dá gosto de ouvir. O cara toca tudo que há de melhor na música brasileira, do samba de Cartola às mais complexas composições de Chico Buarque, sem deixar de lado a “Nova MPB” de Lenine, Chico César e Zeca Baleiro.
Atualmente se apresenta nos bares Shock Bar e A Saideira, além de festas particulares e eventos culturais. Na verdade, não há ambiente que não se encante com o brilhantismo de seu trabalho. É a trilha sonora ideal pra quem aprecia a boa e verdadeira música brasileira, sem modismo, sem apelação, sem estereótipos. É o talento do músico com cara de professor que nos ensina uma importante lição: a boa música é aquela que encanta a alma e aquece o coração.
Parabéns Luciano, sucesso sempre.


Contato para shows: 9967.8424