Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A CULTURA DO SAMBA EM NATAL/RN



“O samba nasceu lá na Bahia, se hoje ele é branco na poesia, ele é negro demais no coração.” (Vinícius de Morais)

Impressionante como em uma única frase o “poetinha camarada” conseguiu expressar toda força e apelo popular do samba brasileiro.
É patrimônio histórico-cultural que não se restringe à lugar determinado, tampouco se permite exclusivo de uma só raça. Se é samba do morro ou do asfalto, se do Rio ou de São Paulo, se é de roda ou de bossa, pouco importa, o samba é nosso!
No nordeste, excetuando-se a Bahia, o samba se manifesta em alguns poucos redutos de boêmios que não se deixam esmorecer pela supremacia do forró.
Aqui em Natal, o “Beco da Lama” é um bom exemplo de que a cultura do samba sobrevive ao tempo, ao modismo, e que mesmo distante dos grandes pólos do gênero, se mostra forte e com características próprias.
Ontem estive no Beco, no aniversário do grupo Arquivo Vivo, e pude observar o quanto o nosso samba é rico e peculiar. O sotaque nordestino do “senhor” cantando Nelson Cavaquinho, ao lado, um jovem sapecando a palheta no cavaco maroto. O fraseado debochado do violonista experiente, cercado de moleques vidrados na execução de suas escalas desconsertantes. O povo que se espreme para entrar no bar em busca de cerveja, e quando sai de copo cheio na mão, caminha “todo bamba”, cantarolando e gingando no compasso da batucada.
O murmurinho constante que só entra em harmonia no refrão: “mais chegou o carnaval e ela não desfilou...”. O tan-tan que se transforma facilmente em zabumba, apimentando a cadência dos sambas de Noel, Cartola e companhia.
Em noites como a de ontem, em redutos como o Beco da Lama, é que percebemos a "aura" da cultura nordestina do samba. É gente que não esconde suas raízes e que não tem vergonha de se mostrar, à sua maneira, “sambista”.
Viva o nosso samba!



4 comentários:

  1. O SAMBA É O MAIS GENUÍNO RITMO BRASILEIRO; AQUELE QUE ENCANTA TODAS AS GERAÇÕES.
    FELIZMENTE NOSSOS REPRESENTANTES NACIONAIS NÃO DEIXAM ESTE RITMO ÚNICO CAIR NO ESQUECIMENTO E O MANTÊM EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO.
    OS REPRESENTANTES DO RN TÊM RECEBIDO CADA VEZ MAIS ADEPTOS E ESTE BLOG ESTÁ REPLETO DESSES "BAMBAS" QUE MANTÊM ACESO E MAIS VIVO DO QUE NUNCA ESTE RITMO NAS NOITES POTIGUARES.
    A MELHOR NOTÍCIA É QUE, EM BREVE, ALGUNS DESSES NOSSOS REPRESENTANTES CONTERRÂNEOS ESTARÃO GRAVANDO OS SEUS DISCOS AUTORAIS E OFERECENDO AO MERCADO NACIONAL UMA OUTRA BOA OPÇÃO FORA DO EIXO RIO-SAMPA.
    SALVE O SAMBA!

    ResponderExcluir
  2. Grande Luciano,
    Já está mais do que na hora dos grupos locais divulgarem suas próprias composições. Estamos nessa empreitada com muita humildade.
    Grande abraço e sucesso pra vc.
    JH

    ResponderExcluir
  3. Muito boa João, você definiu tudo ai e aproveitando as palavras do nosso amigo Marquinhos (Arquivo Vivo) esse dia foi também uma mistura de samba do morro e samba do asfalto. Viva o nosso samba! Vai ai um trecho de letra que escrevi já à algum tempo.
    "... Eu sou do beco, eu sou do beco
    eu sou do beco da lama
    faça chuva ou faça sol, feriado ou futebol
    eu vou pro beco
    na quinta meu amor a minha fama
    é de sambista no beco da lama..."
    Stenio Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Aee garoto, mandou bem. O Arquivo Vivo tem que gravar essa.

    Abs
    JH

    ResponderExcluir