Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de abril de 2011

LUCIANO QUEIROZ - Uma aula de MPB


Você já olhou para uma pessoa e disse: esse aí tem cara de advogado ou esse só pode ser médico ou dentista? Já notaram que determinadas profissões se encaixam perfeitamente no perfil de quem as exerce? Isso é natural, uma vez que os estereótipos são criados de acordo com o que é mais habitual. Por exemplo: advogado – terno e gravata, médico – roupa e sapatos brancos.
Na música, considerando seus diversos gêneros, poderíamos dizer que roqueiro é aquele que usa brinco, tem tatuagem e cabelos grandes, enquanto que o sambista usa chapéu panamá, correntes e pulseira de ouro. É o trivial.
Ocorre que na música, assim como nas demais profissões, essa regra muitas vezes não funciona.
Eu mesmo já cansei de escutar das pessoas: “você não tem cara de músico”, ou então, “você toca samba? Não diria nunca!”
Com Luciano Queiroz acredito que aconteça o mesmo. Digo isso porque quando comecei a prestigiar seu trabalho, ainda sem o conhecer pessoalmente, por várias vezes me referi a ele como “aquele que tem cara de professor de física”. Se cruzasse com ele na rua jamais imaginaria que se tratasse de um músico tão talentoso. Cearamirinence de voz afinada e violão ritmado com belos acordes. Tudo feito com muito zelo, desde a escolha de seu repertório até a precisão de sua harmonia cheia de dissonância que dá gosto de ouvir. O cara toca tudo que há de melhor na música brasileira, do samba de Cartola às mais complexas composições de Chico Buarque, sem deixar de lado a “Nova MPB” de Lenine, Chico César e Zeca Baleiro.
Atualmente se apresenta nos bares Shock Bar e A Saideira, além de festas particulares e eventos culturais. Na verdade, não há ambiente que não se encante com o brilhantismo de seu trabalho. É a trilha sonora ideal pra quem aprecia a boa e verdadeira música brasileira, sem modismo, sem apelação, sem estereótipos. É o talento do músico com cara de professor que nos ensina uma importante lição: a boa música é aquela que encanta a alma e aquece o coração.
Parabéns Luciano, sucesso sempre.


Contato para shows: 9967.8424

12 comentários:

  1. João, parabéns mais uma vez por dar valor aos músicos locais e Luciano incorpora o q tem de melhor da boa música.
    Abraço.

    Thiago Simonetti

    ResponderExcluir
  2. Tereza D'Ávila25 de abril de 2011 23:40

    (Este vai ser o post mais difícil de comentar! Vou tentar não "lacrimejar piegas", como bem disse Clarice Lispector sobre a escritora mulher. Escritora namorada é ainda mais chorosa.)


    A música brasileira só é tão boa assim porque é feita por pessoas de "caras" improváveis. É o que se chama diversificação.

    Há quem diga que o Gilberto Gil tem uma certa cara de administrador de empresas, como o Chico Buarque tem de arquiteto e, porque não, o Zé Ramalho de médico. O Vinícius teria sido um bom diplomático, não fosse o seu cachorro engarrafado sempre lhe desvirtuando dos compromissos.

    Temos a sorte destes artistas não terem seguido o que suas caras lhe apontavam como profissão, como temos a sorte de Luciano ter se apaixonado antes pelas cordas do violão que tão moço lhe deram de presente, antes de enveredar nas lições de alguma ciência, e a ela querer ser fiel para sempre.

    Porque a fidelidade é uma coisa levada muito a sério por Luciano. Basta conferir no repertório dele. Ele não tem olhos, nem voz, nem dedos para música ruim.

    ResponderExcluir
  3. QUERO APENAS AGRADECER AO IMENSO CUIDADO E BOM GOSTO COM AS PALAVRAS QUE O AMIGO JH TEVE COMIGO E COM O MEU TRABALHO.
    NUNCA RECEBI UMA HOMENAGEM TÃO DIGNA E TÃO BEM FEITA COMO ESTA.
    FIQUEI MUITO LISONJEADO E TANTO MAIS AINDA EMOCIONADO.
    MUITO OBRIGADO A JH E AOS COMENTARISTAS DESTE BLOG ÚNICO E BRILHANTE.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o que foi dito: "cara de professor de física" (comentamos isso várias vezes ao ver suas apresentações).
    O post, como sempre, de muito bom gosto com uma escrita clara e coesa.
    Parabéns!!!!
    Posso dizer que o post de hoje já estava planejado... Hehe
    Sucesso!!!!
    Bjoss.

    ResponderExcluir
  5. EM TEMPO:
    SÓ LEMBRANDO QUE JÁ FUI PROFESSOR DE MATEMÁTICA E NÃO DE FÍSICA. RSSRSS!
    ABRAÇOS.
    LUCIANO QUEIROZ.

    ResponderExcluir
  6. Entra lixo musical e sai lixo musical direto no brasil! e Luciano sempre erguendo a bandeira da boa música com todo imenso repeito aos nossos ouvidos com o q ah de melhor na MPB!!!!
    vc eh um maivado!!

    vlw amigo!!

    Gláucio Galvão

    ResponderExcluir
  7. Grande Thiago, obrigado pela participação. Você está sempre cercado de bons músicos e admiradores da boa música. Comente sempre.
    Abraços.

    Tereza e Luciano,
    Só hoje é que fui perceber que a Tereza que sempre comentou de forma brilhante aqui no blogue é a namorada/noiva/esposa do homenageado.
    Está mais do que explicado o bom gosto musical. :)
    Sucesso para o casal.

    Japa,
    Como bom advogado vou me antecipar em sua defesa. Apesar de acharmos Luciano com cara de professor de física, o que nos chamava mesmo atenção era como aquele professor tocava e cantava tão bem.
    Obrigado pelo acesso constante ao blogue.
    Bjão

    Gláucio,
    Seja bem vindo e comente sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post. Muito bem lembrado. Luciano merece todas as homeagens possíveis. Grande sensibilidade musical e simpatia própria da gente boa de Ceará Mirim.
    Por falar em Ceará Mirim, informo, a título de curiosidade, que foi lá que começou a carreira artística do blogeiro JH, quando há 22 anos se apresentou, em uma festividade escolar, como participante de um grupo que dublava a famosa banda DOMINÓ.
    Abraço filho.

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não conheço o trabalho do Luciano, por isso vou me abster de comentar, embora não deixarei de desejá-lo sucesso. Já o João imitando o Dominó foi trash! rsrsrsrsr Queria ter visto essa prezepada. No mais, continue a postar pois a nossa Natal tem muito o que mostrar ainda. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. QUANTA EVOLUÇÃO HEIN JH? DE "DOMINÓ" A NOEL ROSA É UM SALTO ESTRATOSFÉRICO. RSSRSS.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  11. Olá querido neto,
    Quanta coisa linda que li, acho que este Luciano merece mesmo ser enaltecido como está sendo pelos comentários. O rapaz parece ser dos bons.
    Quanto ao dominó a que JG se referiu é porque ele não se lembrou da dupla Hique/Kebinho que foi bem antes do Dominó. kkkkkkkkkkkkkk
    Hique, valeu o "puxão de orelhas " que dei no pessoal, não? kkkkkkkkkkk
    Um grande e afetuoso beijo da vó que te ama.

    ResponderExcluir