Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

MACAXEIRA JAZZ


Pra não perder o costume, mais um questionamento.

O que é mais marcante em uma canção, letra ou melodia?
Pode uma música se tornar famosa, cair no gosto do povo, apenas por exibir uma letra especial? Por outro lado, uma canção de letra vaga, porém com uma bela melodia, tem potencial para o sucesso? São necessárias as duas coisas? Qual a mais importante?

Penso que, apesar do papel importante da letra, o segredo de uma boa música está na melodia. Respeitando opiniões contrárias, atribuo à melodia 70% do potencial de sucesso de uma canção. E mais, os outros 30% divido em letra, ritmo e harmonia. Vinícius de Morais deve estar se debatendo no caixão, rsrs.

Estou sendo muito radical? Seria necessário unir as das duas coisas para que o ciclo se fechasse e o sucesso acontecesse? E um grupo que só toca música instrumental?

O Macaxeira Jazz está aí para desafiar esse conceito.
São jovens que ousaram cair na estrada tocando apenas música instrumental. Virtuosos por excelência, o que não é raro em grupos dessa natureza, porém com um atributo que os difere dos demais: a originalidade.
Recorrendo ao significado dessa palavra, “é aquilo que tem caráter próprio, de cunho novo e pessoal, que não segue modelos”. E é isso que o Macaxeira faz quando mistura em seu repertório Jacob do Bandolim, Beatles e Michael Jackson. Os caras mandam um Billie Jean logo depois de Brasileirinho! Sensacional!
No comando, Diogo Guanabara. Músico de talento precoce que domina  a arte do bandolim exibindo técnica e muito swingue. Na guitarra, o virtuosíssimo Ticiano D`More. No baixo, a segurança de Henrique Pacheco. Completando essa turma, na bateria, o irreverente Raphael Bender .
Amigos, estudiosos e criativos que, com talento ímpar, levam sua musicalidade para qualquer lugar.
De Natal ao Japão tocando a música do mundo e, com um detalhe, sem cantar uma só palavra, rsrs.
Sucesso em 2011.

2 comentários:

  1. Adorei o post. Este assunto remete à várias opiniões. hehehe
    Pra mim os 70% vai para a letra. rsrsrs
    Talvez seja por se tratar de uma leiga, não sei.
    Mass, concordo com sua opinião sobre os meninos. hehehe
    São ótimos!!!
    Parabéns!
    Bjãoo lindo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Japa,
    De leiga você não tem nada. Sabe reconhecer uma desafinação de longe, rsrsrs.
    Eu sei que você observa muito a mensagem transmitida através da letra, porém, pode ter certeza, é a melodia que transporta essa mensagem para o seu "coração". É minha opinião viu, rsrsrs.
    Beijão.

    ResponderExcluir