Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arquivo Vivo - Os donos do Beco.


Cadência contagiante, batuque de primeira e um repertório que prima pelo melhor do samba, é assim que os bambas do Arquivo Vivo embalam a noite natalense, com muita originalidade e alegria.
Descobertos no “buraco da catita” subiram com seu batuque até o tradicional beco da lama onde até hoje, nas noites de quinta, se encontram para mais uma roda de samba. Gente que sai do trabalho, das lojas do centro da cidade, das repartições públicas da ribeira, todos com um só propósito: cantar junto com o Arquivo Vivo, tomar uma cerveja gelada, relaxar e curtir a noite.
O grupo é composto por Bruno (Voz e Percurssão); Maurício (Surdo); Binho (Reco); Carlinhos (Rebolo); Marcos (Cavaquinho); Renan (Pandeiro). São boêmios, na verdadeira essência da palavra,  que conquistam adeptos e amantes da boa música, revivendo e redescobrindo a nostalgia dos tempos áureos do samba.
Com muita personalidade o grupo se destaca no cenário musical local encabeçando, junto a outros poucos grupos, o movimento de redescoberta da música brasileira.
Em seu repertório, samba de vários compositores do gênero, dentre eles: Cartola, Nelson Cavaquinho, Nelson Sargento, Paulinho da Viola, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Chico Buarque, Dona Ivone lara, Candeia, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Leci Brandão, Beth Carvalho, entre outros.
Pra quem ainda não os conhece vale a pena conferir esse trabalho.
Boa sorte amigos!


Roda no Beco com o Arquivo: http://www.youtube.com/watch?v=andvQDYbHf0

5 comentários:

  1. Indiscutivelmente o Samba é o sinônimo da alegria expresso em música. Basta ver esse vídeo pra ter essa real certeza. Só discordo com todo respeito da 'cerveja' (rs)... Mas talvez esse seja um dos segredos da alegria dos sambistas e das belas e famosas composições do gênero. Viva o samba!

    ResponderExcluir
  2. Oi meu neto querido.
    Mais uma ótima postagem.
    O samba não é somente música para se ouvir, não, ela é algo mais. Nosso sangue latino vibra ao som de um samba, ele nos faz viver tão intensamente que até mesmo nos esquecemos da idade e retornamos à primavera longínqua... rsrsrs
    Sem dúvida, a cerveja tem que estar presente não somente na inspiração dos sambistas, mas nas suas apresentações de lindas composições.
    E vai em frente Hique querido e muito sucesso.
    Un baccio dalla nonna
    Marieta

    ResponderExcluir
  3. Pricilla,
    O samba é sim sinônimo de alegria, ainda que muitas canções do gênero retratem o lamento, a desilusão o desamor. Penso que o samba é pura manifestação de sentimento, seja ele alegre ou triste.
    Um grande abraço.
    JH

    Querida vó,
    O sangue latino ferve mesmo!
    O samba é tão contagiante que ferve o sangue até dos "meio latinos/meio europeus", rsrsrsrs.
    Com a temperatura tão alta só mesmo a cerveja para equilibrar, rsrsrs.

    Um beijo.
    JH

    ResponderExcluir
  4. João,
    é verdade mesmo, vale muito a pena conhecê-los, sábado passado estive no Tom Maior para curtir o Arquivo Vivo, repertório impar; se alguém, dentre outros compositores/interpretes, gostar de Cadeia e Luiz Carlos da Vila, tem que prestigiar esse grupo. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Léo,
    Tive o prazer de ver os caras tocando no beco da lama e em Jenipabú, oportunidade que, inclusive, o Linha tocou também.
    São muito bons.

    JH

    ResponderExcluir