Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PRIMEIRO POST (Dilema)

O primeiro texto é sempre o mais difícil, penso eu. O que abordar? Homenagear algum artista? Divulgar o trabalho de algum compositor? Será que o tema é interessante? As pessoas vão gostar?
A princípio até tive a idéia de inaugurar o blog fazendo uma reflexão acerca da falta de conteúdo das músicas de hoje, as ditas “comerciais”. É um tema interessante, bem atual.
Todavia, penso que começar o trabalho com um texto crítico poderia tendenciar as demais postagens à crítica. Portanto, prestigiando-se à democracia, acho que o melhor a fazer é perguntar ao leitor o que ele gostaria de ler.
E então amigo leitor, como podemos utilizar esse espaço? Sugira, fique à vontade.

25 comentários:

  1. que tal começarmos o blog falando dos "novos" compositores, ARLINDO, DELCIO LUIZ E OUTROS???


    ANDREY FEITOSA

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica Andrey. Seria uma maneira interessante de chamar ao debate os grupos de samba de Natal. Saber a opinião deles sobre o trabalho dos novos compositores. Fazer uma comparação com a velha guarda.
    Obrigado amigo.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    Estou certo de que iniciativas como essa irão ajudar a resgatar também o glamour de ambientes onde já se fez muita música boa, aqui em Natal.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa. Falar sobre música é algo que preenche a nossa alma. Já estou divulgando seu trabalho através do Twitter do Coral da FARN. Sucesso...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns João, com certeza boa coisa se extrairá daqui!

    Bom a minha sugestão seria iniciar com uma espécie de conscientização, para que o público potiguar aprenda a prestigiar e admirar os artistas e trabalhos local. Coisa que é bem presente em Recife/PE, por exemplo (não querendo fazer comparações, é bom deixar claro)

    ResponderExcluir
  6. João e Jussara (pra quem não conhece são meus pais).
    Obrigado pelo post. Também espero que atraves dessa iniciativa possamos despertar o interesse de algum empresario do ramo.

    Amandinha.
    Obrigado pela participação. Com certeza a música preenche a nossa alma. Um abraço para todos os integrantes do Coral da Farn. Muitas saudades.

    Grande Bruno.
    A participação de um músico do seu calibre aqui no papoco é muito bem vinda.
    Excelente idéia a sua. Tenho certeza que esse tema vai bombar. Dica anotada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!! Excelente iniciativa. Falar do bom samba, seja ele novo ou antigo, é sempre inspitador. Por isso, sei que partindo de você, talento não vai faltar para comentar o assunto. Aproveite o espaço para divulgar o trabalho das bandas da nossa cidade. Representado de forma brilhante pelo LINHA DE PASSE.

    ResponderExcluir
  8. Já estamos gostando querido!!
    Uma dica para ajudar na divulgação da ótima música e do seu (nosso) espaço sobre música é a criação de um twitter.
    Tenho certeza que vai ser um "papoco" grande viu!!

    Segue uma breve lista de quem certamente vai ajudar a fazer chegar aos quatro ventos de Natal.
    @CoralFARN
    @amandamessias
    @deysesp (o meu)
    @themismedeiros
    @lkarenine
    @anakarla_ak
    @nary


    abraços!

    ResponderExcluir
  9. seguindo a dica do meu amigo bruno que tal fazermos(digo fazermos no sentindo de que depois to texto feita espero que ocorra ampla discussão acerca do assunto)um apanhado da historia musical so cenario potiguar e vermos o que nós temos produzido durante os seculos, confesso que ate eu, um admirador e estudiodo de musica, nao tenho grande conhecimento neste assunto..tai a dica "a historia da musica potiguar"

    Isaías Silvério

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelas palavras João, mas quem sou eu rapaz? músico de calibre passou longe aqui! rsrsrsrrs

    O importante é que a temática levantada tá valendo!

    Abraço e sucesso com o blog.

    ResponderExcluir
  11. Isaias

    Uma boa sugestão a sua. Inclusive lanço aqui um convite ao amigo Maykel para iniciar a "história da música potiguar" devido o mesmo ter feito um TCC a respeito.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns João pela iniciativa, acho que não há dúvidas sobre o tema a ser falado no próximo Post: Música Potiguar; há vários nomes que tiveram grande importância no cenário potiguar e nacional que não temos conhecimento, como K-Ximbinho, Hianto de Almeida, Ademilde Fonseca e vários outros...boa pedida. Aguardando já!! Abraço

    ResponderExcluir
  13. Japinha!!!!
    Obrigdo pelo icentivo e pelo elogio. Vamos divulgar o Linha de Passe com certeza, como também divulgaremos todos os artistas que se empenham em fazer o melhor pela música natalense.
    Seja bem vinda amor.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Amigo Isaias, grande poeta.
    Oportuna sugestão a sua. Vejo que Bruno e Leo manifestaram-se em consonância ao tema proposto, a saber: a história da música potiguar.
    Obrigado amigo Leo, pela participação. Esperamos poder fazer desse espaço mais um elo de união entre os grupos, não só de samba, mas de todos os gêneros.
    Aguardo mais sugestões, porém já estou buscando fontes para postar o tema sugerido.

    Abraços.
    JH

    ResponderExcluir
  15. Aeeeeee....gostei do blog.
    Vou só acrescentar que a música faz parte da nossa família por gerações e gerações hein...desde o "taralita taira laila" da vó Marieta, passando pelo samba malandro do nosso pai, pelo meu estudo arduo nas aulas com a Dona Vera, pelo seu dom natural onde você nem lia as partituras, pelo envolvimento de nossa mãe na dança de salão e agora pelo despertar da música na Aline (começando com o pau de chuva)...
    Pois é, sem música não dá para viver.
    Acho que através deste blog surgirão boas discussões e até estudos a respeito da música.
    Parabéns pela idéia.

    bjão

    Kátia

    ResponderExcluir
  16. Valeu maninha... realmente a música faz parte da nossa história. Seja bem veinda. Seu bom gosto musicas certamente engrandecerá esse espaço.

    Um grande beijo.
    JH

    ResponderExcluir
  17. Site de um grande personagem da terra: http://www.elinojuliao.com.br/indexp.htm

    ResponderExcluir
  18. João, Parabéns!
    São idéias como essa que precisamos para divulgar e motivar nossa música!
    Lá vai minha sugestão.
    Como foi citado acima, o compositor Hianto de Almeida é o cara! Foi gravado por João Gilberto com a música Meia-Luz,em um CD do ano de 1952, que tem o título "Precussores da Bossa Nova de 1948 a 1957, e o cara tá lá no meio de tanta gente boa. Essa música, bem como tantas outras do mesmo, está sendo cantada de forma brilhante pela cantora potiguar Tânia Soares. Sei também que a pesquisadora Leide Câmara lançou um livro há menos de dois meses sobre ele, cujo o título é "A Bossa Nova de Hianto de Almeida", eu não li, mas deve ser fantástico.
    talvez você possa falar um pouco dele e quem sabe um show do Linha homenageando-o, né? rsrs
    Ainda sobre músicos, compositores e artistas potiguares, teria que ser um blog só para falar sobre isso, de verdade.É muita coisa, temos grandes músicos, compositores, grupos de dança, música, teatro... xiiii, é coisa demais!
    Você como jovem sensível que é, pode informar, através deste Blog, a muitos jovens como nós sobre histórias de músicos e artistas aqui da nossa terrinha!
    E esse tema a história da música potiguar é ótimo, mas que vai demorar vai... Mta gente boa!
    Vlw João, idéia massa!

    ResponderExcluir
  19. Meu amado neto,
    Como não poderia deixar de ser, um blog nota 10.
    É como Kátia diz, o " traratali " da vó Marieta não valeu somente pra vocês não, ela continua incentivando aqui, os netos mais novos: Artur, baixista e Miguel, o baterista.
    Como vêm é uma família de músicos formando uma bela banda. rsrs
    Bom, mas deixemos de tralala e partimos para o comentario propriamente dito. Adorei teu blog Hique, um ótimo veículo de divulgação da música potiguar não somente para ai no RN mas para todo o Brasil, uma vez que nosso país é um "continente" cujas regiões abraçam gêneros musicais os mais diversos e muitos deles desconhecidos, assim quem acessar teu blog pode se inteirar atraves de tuas narrativas o que ocorre no nordeste no mundo da música.
    Aguardo tua visita no meu blog. rsrsrs
    Um beijo com o carinho da vó

    ResponderExcluir
  20. Marieta, minha querida avó.
    É um orgulho poder contar com a participação de uma leitora tão especial. O gosto pela boa música, a vocação, a sensibilidade, enfim, toda minha formação músical eu devo à senhora. Tenho certeza que os primos mais novos já estão muito bem encaminhados. Quem sabe não formamos uma BIG BAND no futuro? Adorei seu comentário e sua presença.
    Um grande beijo.

    JH (Hique).

    ResponderExcluir
  21. Alessandra Macedo.
    Seja bem vinda ao nosso blog. Sei que além de grande cantora você também se interessa pela pesquisa e pelas artes em geral. Pelo que li a respeito de Hianto de Almeida, realmente o cara é um dos maiores expoentes da música potiguar. São artistas como ele que não podem cair no esquecimento. Cabe a nós, músicos regionais, resgatarmos sua obra e apresentá-la ao grande público.
    Uma grande abraço para você e todos os integrantes do Grupo Vida Alheia. A propósito, chame-os ao debate.

    JH

    ResponderExcluir
  22. Grande J.,

    Parabéns pelo blog. Como ele está legal!

    Quanto ao tema, concordo com a maioria.
    Falar sobre os expoentes da música potiguar seria bastante útil, principalmmente para mim que infelizmente pouco sei acerca do assunto.

    Forte abraço!

    Vinícius.

    ResponderExcluir
  23. Meu amigo Vina.
    Obrigado pela presença. Esse espaço, na verdade, é uma extensão daquilo que sempre pensamos em fazer: criar um movimento de conscientização e fortalecimento da música local.
    Seja bem vindo.

    JH

    ResponderExcluir
  24. Olá sobrinho querido!!! (Um dos,né...rsrsrs)
    Adorei tua iniciativa e o tom democrático do blog.
    Então, já que o leitor pode participar...
    Creio que tudo o que postares vai ser interessante tanto para os amantes da música como para aqueles que gostam apenas de uma boa leitura. E depois, mais, tarde, uma apimentada com assuntos mais polêmicos e críticos, cai muito bem. Afinal, quem não gosta de um bom debate?
    Aguardo novas postagens.
    Bjão e muito sucesso.

    Nenna Koerig

    ResponderExcluir
  25. Oi Nenna. Que saudade!
    Você conhece bem Natal e sabe que talento musical aqui é o que não falta. Acho que iniciativas como essa podem atiçar o músico local a sair do papel de coadjuvante, para protagonista de seu próprio cenário musical.

    Um grande beijo pra você.
    JH

    ResponderExcluir